A Peninsula

Wednesday, November 08, 2006

A FOTO

Sou muito medrosa. Tenho medo de montanha russa, roda gigante, altura, escuro, filme de terror.
Mas, das limitações que esse medo me traz, a única que eu lamentava era não poder ver o fundo do mar, pois não aprendi a nadar.
Nascida numa cidade onde se pode encontrar pingüins, leões e lobos marinhos, um dia me encontro num pequeno barco com mais 12 pessoas em Abrolhos, sul da Bahia.
De colete salva-vidas, enquanto aguardávamos a chegada dos monitores do Ibama para nos acompanhar nas ilhotas, observava as pessoas saltando na água.
Desabafei com o operador da lancha. Todo aquele mar, tão perto e tão indisponível. Ao ver que não conseguiria me convencer que não havia risco, que o colete não me deixaria afundar, ele levantou e jogou o bote inflável no mar, amarrado ao barco por uma corda.
Reuni todas as coragens das quais me sirvo para as tarefas do cotidiano: trabalhar, cuidar da casa, morar - e dirigir - numa cidade grande, coloquei snorkel, óculos, pé de pato, fui até a popa, me segurei na escada e comecei a descer.
Até que chegou o último degrau, não teria mais onde pisar. Num impulso, meu corpo se dobrou e fiquei agarrada ao barco, imóvel.
Incentivada pelos companheiros de viagem, que eu acabara de conhecer, espichei o braço esquerdo até a corda que prendia o bote. Num processo lento e descontinuado, me segurei na corda, deslizei por ela até o bote e me apoiei no acordoamento lateral. Uma sensação de pequena subversão tomou conta de mim, soltei-me do bote e flutuei. Finalmente, mergulhei. Foi um momento mágico: um peixe enorme e colorido vinha na minha direção. No começo, um susto, a primeira reação foi querer fugir. Mas o medo instantaneamente se metamorfoseou numa sensação completamente nova, eu era outra pessoa, desconhecida para mim. O susto se transformou em felicidade.
Ao voltar à tona, pedi que registrassem meu momento de coragem. Tirei a foto mais ridícula da minha vida. Óculos, snorkel e a sombra de um biquíni azul. Só eu sei que sou eu. Me reconheço no sorriso mais sincero e profundo da minha vida!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home