A Peninsula

Saturday, May 10, 2008

LIÇÕES DO LIXO

Desde que nascemos, consumimos.
Consumimos leite, da mãe, da vaca, de soja, em pó, em queijo...
Consumimos roupas , móveis, objetos, afetos, atenções. E aprendemos a pedir.
Depois que o comércio, a indústria e a publicidade descobriram o adolescente, e mais recentemente as crianças, como mercado, aprende-se a pedir cada vez mais cedo.
Com o desenvolvimento da tecnologia, coisas cada vez mais sofisticadas e efêmeras.
O próximo avanço sempre estará presente no próximo lançamento. E com eles, metais pesados que a natureza ainda não aprendeu a lidar. Os homens, menos ainda.
O que pedimos e nos dão – ou damos -, sai de algum lugar. Tem um percurso de nascimento – seja uma pessoa, uma idéia, um produto, uma verdura -, crescimento, maturação, envelhecimento e morte.
Entender que quase tudo pode ser reciclado, é o primeiro passo. “Mas a reciclagem não dá conta de todo o problema, A redução do consumo e do desperdício é essencial”, palavras de Rita Mendonça, no livro “Como cuidar do seu ambiente”.
Quanto mais queremos e consumimos, mais a Terra se desgasta. Independente de teorias que mostram este planeta como um ser auto-regulador, nosso ritmo de extração é tão predatório, que periga a Mãe Terra cansar desses filhos e resolver se auto-regular sem nós.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home